Criar uma Loja Virtual Grátis
Primeiro Ano do Ensino Médio
Primeiro Ano do Ensino Médio




Química


 

1 -(UFRGS) O granito consiste em quatro minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo.

Se um desses minerais pode ser separado dos demais, pode-se afirmar que o granito é:

a) um elemento

b) uma substância simples

c) uma substância composta

d) um composto iônico

e) uma mistura

 

Química

 

2 - As afirmações abaixo são referentes à classificação dos materiais em misturas ou substâncias. Indique quais estão corretas com a letra “C” e quais estão erradas com a letra “E”:

  1. (   ) É possível determinar a densidade de uma mistura conhecendo a proporção em que cada substância está presente.

  2. (   ) Como o álcool etílico é menos denso que a água, a densidade de uma mistura de água e álcool etílico aumenta à medida que a proporção de álcool etílico aumenta.

  3. (   ) A água potável é uma mistura, pois recebeu a adição de uma série de substâncias (como o cloro) na estação de tratamento de água, mas a água mineral obtida diretamente da fonte é uma substância.

  4.  (   ) O petróleo é uma mistura de várias substâncias, como gasolina, óleo diesel e asfalto.

  5. (   ) A gasolina, mesmo pura, é uma mistura de várias substâncias.

  6. (   ) Na natureza é muito raro encontrar uma substância isolada.

  1. (   ) O sal de cozinha que utilizamos em casa é o cloreto de sódio puro, ou seja, é uma substância.

Atividade de Química

 

Com base no conteúdo em estudo, responda o que se pede:

 

1- Como podemos conceituar "misturas"?

 

 

2- Diferencie, substância de mistura.

 

3- Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?


4-(UEL-PR)Sobre substâncias simples, são formuladas as seguintes proposições:

 

 

 

I) são formadas por um único elemento químico;

 

 

 

II) suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos;

 

 

 

III) podemocorrer na forma de variedades alotrópicas;

 

 

 

IV) não podem formar misturas comsubstânciascompostas.

 

 

 

São incorretas:

 

 

 

a) I e II

 

 

 

b) I e III

 

 

 

c) II e III

 

 

 

d) II e IV

 

 

 

e) III e IV

 

 

Obs: O prazo para a entrega das atividades é sexta feira próxima, dia 21 de junho.

 

 

Beijos!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

 














Física


 

 Por que as coisas caem? Culpa da gravidade.

Com uma capacidade de generalização incrível e um conhecimento razoável em Matemática, Newton descobriu que dois pontos materiais se atraem com forças proporcionais às suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa.
Esta é a Lei da Gravitação Universal e pode ser aplicada para qualquer corpo material.

 

 

 

Geocentrismo e Heliocentrismo

O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico. Veja as características de cada uma dessas teorias.


Modelo Geocêntrico

A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela. Os astros estariam fixados sobre esferas concêntricas e girariam com velocidades distintas.

Ptolomeu afirmava que o Sol, a Lua e os planetas giravam entorno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas.

No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.


Modelo Heliocêntrico

O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo.

O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.

 

Obs: Conteúdo para estudo.

 

 

 

Química

As Transformações Gasosas

 



 

Quando se estuda a dilatação dos sólidos e líquidos, não se faz referência sobre a influência que a pressão tem sobre esse acontecimento. Isto acontece porque somente grandes variações da pressão podem influenciar sensivelmente na dilatação dos corpos sólidos e líquidos. Assim, despreza-se a influência da pressão. No entanto, quando do estudo das transformações gasosas essa grandeza física tem grande influência e, dessa maneira, não podemos desprezar sua atuação sobre as transformações dos gases, as quais são: transformação isobárica, transformação isométrica e transformação isotérmica.

Além da pressão, duas outras grandezas físicas são muito importantes no decorrer do estudo das transformações gasosas: a temperatura e o volume do gás.

Transformação Isobárica

Nessa transformação, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à temperatura absoluta do mesmo. Essa é conhecida como Lei de Gay-Lussac e matematicamente pode ser escrita da seguinte forma:

 

 

Transformação Isotérmica

 

Nessa transformação, a pressão exercida pelo gás é inversamente proporcional ao volume que ele ocupa. Essa definição ficou conhecida como a Lei de Boyle e matematicamente pode ser escrita da seguinte maneira:

 

p.V = Constante

 

Transformação Isométrica

Também chamada de transformação isovolumétrica e transformação isocórica, essa é a transformação em que a pressão exercida pelo gás varia diretamente proporcional ao volume ocupado pelo mesmo. Essa definição ficou conhecida como Lei de Charles e pode ser escrita através da seguinte fórmula matemática:


 

 

Caros alunos,

Leiam com bastante atenção o conteúdo, e qualquer dúvida estarei aqui.

Abraços!!!

Ednayran

 






 

 

Poll ID 834349 does not exist.




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Baixe o Flash Player para executar...

Bem Vindos a nossa página virtual, usem este espaço interagindo e participando de todos os eventos da nossa escola.